O Evangelho (resumo)

O CARÁTER DE DEUS
A SANTIDADE DE DEUS
"Tu és tão puro de olhos, que não podes ver o mal, e a opressão não podes contemplar." (Hbacuque 1.13)

"Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça." (Isaías 59.2)

A JUSTIÇA DE DEUS
"Porque o SENHOR é justo, e ama a justiça; o seu rosto olha para os retos." (Salmo 11.7)

"Deus é juiz justo, um Deus que se ira todos os dias. Se o homem não se converter, Deus afiará a sua espada; já tem armado o seu arco, e está aparelhado." (Salmo 7.11-12)

A DEPRAVAÇÃO E A CONDENAÇÃO DO HOMEM
"Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; e todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniqüidades como um vento nos arrebatam." (Isaías 64.6)


"Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: "MALDITO TODO AQUELE QUE NÃO PERMANECER EM TODAS AS COISAS QUE ESTÃO ESCRITAS NO LIVRO DA LEI PARA FAZÊ-LAS"." (Gálatas 3.10)

O GRANDE DILEMA
"O que justifica o ímpio, e o que condena o justo, tanto um como o outro são abomináveis ao SENHOR." (Provérbios 17.15)

"Longe de ti que faças tal coisa, que mates o justo com o ímpio; que o justo seja como o ímpio, longe de ti. Não faria justiça o Juiz de toda a terra?" (Gênesis 18.25)

A AÇÃO DE DEUS
Enquanto mentem sua santidade e justiça, a Bíblia afirma também que Deus é amor, e que em amor, ele respondeu ao apuro do homem.

MOTIVADO POR AMOR
Deus é amor. Nisto se manifestou o amor de Deus em nós: em haver Deus enviado seu Filho Unigênito ao mundo para vivermos por meio dEle.

"Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados." (1 João 4.8-10)

A CRUZ DE CRISTO
"Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus.  Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus;  Para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus." (Romanos 3.23226)

A RESSURREIÇÃO
"O qual [Cristo] por nossos pecados foi entregue, e ressuscitou para nossa justificação." (Romanos 4.25)

A REAÇÃO DO HOMEM
ARREPENDIMENTO começa com o reconhecimento e a confissão do que o que Deus diz sobre nós é verdade – nós pecamos.

"Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim. Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que é mal à tua vista, para que sejas justificado quando falares, e puro quando julgares." (Salmo 51.3-4)

Um reconhecimento genuíno de nossa corrupção e a nossa culpa nos levará também a um sofrimento genuíno, vergonha e até mesmo ódio daquilo que fizemos.

"Porque bem sabemos que a lei é espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob o pecado." (Romanos 7.14)

"Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte?" (Romanos 7.24)

Somente aparente sinceridade na confissão nunca é evidencia definitiva de um genuíno arrependimento. A sinceridade deve ser acompanhada de um AFASTAMENTO DO PECADO.

"Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos; cessai de fazer mal." (Isaías 1.16)

"E também agora está posto o machado à raiz das árvores; toda a árvore, pois, que não produz bom fruto, é cortada e lançada no fogo." (Mateus 3.10)

DEFINIÇÃO DE FÉ
"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem." (Hebreus 11.1)

"...estando certíssimo de que o que ele tinha prometido também era poderoso para o fazer." (Romanos 4.21)

FÉ BASEADA NAS PROMESSAS DE DEUS
"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." (João 3.16)

"Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo..." (Atos 16.31)

EXEMPLO DE CRENTE
"...servimos a Deus em espírito, e nos gloriamos em Jesus Cristo, e não confiamos na carne." (Filipenses 3.3)

A BASE DA SEGURANÇA GENUÍNA
A verdadeira conversão: Um verdadeiro cristão é uma nova criatura e viverá uma vida que reflita a obra radical de Deus de recriação de nossas vidas.

"Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo." (2 Coríntios 5.17)

"Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos?" (Mateus 7.16)

A garantia é baseada em um alto exame a luz das escrituras

"Examinai-vos a vós mesmos, se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não sabeis quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados." (2 Coríntios 13.5)

"Estas coisas vos escrevi a vós, os que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna, e para que creiais no nome do Filho de Deus." (1João 5.13)

TESTE DE SEGURANÇA BÍBLICA


1João 1.5-7(Andar na luz), 1João 1.8-10 (Confissão de pecados), 1João 2.3-4 (Obediência), 1João 2.9-11 (Amor pelos irmãos), 1João 2.15-17 (Ódio pelo mundo), 1João 2.24-25 (Perceverança na doutrina), 1João 3.10 (Justiça), 1João 4.13 (Testemunho do Espirito), Hebreus 12.5-8 (Disciplina).