sexta-feira, 26 de agosto de 2011

SALVAÇÃO É UMA OBRA SOBRENATURAL DE DEUS




"Porventura pode o etíope mudar a sua pele, ou o leopardo as suas manchas? Então podereis vós fazer o bem, sendo ensinados a fazer o mal". 
(Jeremias 13.23)

Jeremias falara àquelas pessoas, e elas não lhe deram ouvidos; chorara por elas, e elas não o levaram a sério. Os próprios juízos de Deus não conseguiram movê-las, e ele chegou à conclusão de que elas eram incorrigíveis e não podiam melhorar, tal como uma pessoa de pele escura não pode mudar a cor da sua pele, ou um leopardo mudar a cor das suas manchas.

I A PERGUNTA E SUA RESPOSTA: "PODE ACASO O ETÍOPE MUDAR SUA PELE?"

A resposta que se espera é: "Não pode". A impossibilidade exterior é mudar o etíope a cor de sua própria pele, um experimento físico ainda não realizado.
A impossibilidade  interior é a mudança de coração e caráter, por alguém "acostumado a fazer o mal"
Pode ele - quererá ele - transformar-se? Nunca.

A dificuldade no caso do pecador, está:
1 - Na força do hábito. O uso é uma segunda natureza. A prática da transgressão tem forçado cadeias e amarrado o homem ao mal.
2 - No prazer do pecado, o que fascina e escraviza a mente.
3 - No apetite do pecado, que adquire intensidade proveniente da indulgência. Embriaguez, lascívia, cobiça, etc., são uma força crescente.
4 - Na cegueira do entendimento, que impede os homens de verem o mal de seus caminhos, ou notarem o perigo dos mesmos.

Por estes motivos, responderemos à pergunta na negativa: os pecadores não podem regenerar-se, assim como o etíope não pode mudar a pele, ou o leopardo as suas manchas.

Por que então pregar-lhes?

É ordem de Cristo (Mt 28.19.20) e temos pro obrigação obedecer.
A incapacidade deles não impede nosso ministério, pois pode acompanhar a Palavra.

Por que dizer-lhes que é seu dever arrepender-se?

Por que é assim: a incapacidade moral não é desculpa; a lei não deve ser rebaixada, pois o homem se tornou mau demais para guarda-la.

Por que falar-lhes desta incapacidade moral?

Para leva-los ao desespero do ego, e fazê-los olhar para Cristo.

II OUTRA PERGUNTA E RESPOSTA. PODE A PELE DO ETÍOPE SER MUDADA? OU PODE O PECADOR SER FEITO DE NOVO?

Esse é um assunto muito diferente, e nele está a porta de esperança para os homens. Sem a manor duvida o Senhor pode fazer um etíope se tornar um japonês ou vice e verça. O maior pecador pode ser transformado em santo. As bases para assim crermos são muitas.

Eis algumas delas:

1 - Tudo é possível para Deus. "Quem poderá pois salvar-se? E Jesus, olhando para eles, disse-lhes: Aos homens é isso impossível, mas a Deus tudo é possível." (Mt 19.25-26)
2 - O Espírito Santo tem poder especial sobre o coração humano. "o Senhor lhe abriu o coração [de Lídia] para que estivesse atenta ao que Paulo dizia." (At 16.24)
3 - O senhor Jesus decidiu operar esta maravilha, e para esse fim veio a este mundo, morreu e ressuscitou. "Ele salvará o seu povo dos seus pecados." (Mt 1.21)
4 - O evangelho está preparado com este fim. 

Nisso reside a esperança para o mais inveterado pecador. Não no batismo ou nas lágrimas ardentes do remorso, ou na panaceia dos votos e promessas, mas em sua Palavra de poder, que opera maravilhas da graça. "Lázaro, sai para fora." (Jo 11.43)

Se fosse possível àqueles que têm estado por séculos, no inferno, retornar à terra (e não serem regenerados por Deus), creio firmemente que, não obstante tudo que sofreram pelo pecado, ainda assim o amariam, e voltariam à sua prática. (John Ryland).

As seitas cristãs da Síria parecem considerar um verdadeiro caso de conversão de drusos ao cristianismo como inadmissível. "Os filhotes de lobo", dizem eles, "não são domesticados". A conversão de muitos pecadores parece igualmente impossível, mas quantos desses trunfos da graça são registrados como aquele que John Newton descreveu de si próprio: "Eu eras outrora um animal selvagem, que vivia na costa da África, mas o Senhor Jesus apanhou-me, domesticou-me, e agora as pessoas vêm ver-me como se fossem ver os leões na torre".

Não podia ter havido socorro?
Senhor, tu és Santo, tu és puro:
Meu coração não é tão mau, 
Tão louco, mas tu podes, certo, purificá-lo.
Fala, bendito Senhor, queres tu conceder
A mim os meios para torná-lo limpo?
Sei que queres: teus sangue foi vertido.
Devia ele ainda correr em vão?
(Christopher Havei, em "Schola Cordis" [Escola do Coração]).

@@@

Por: Spurgeon "De Gênesis a Apocalipse", pg 128,129.





Nenhum comentário:

Postar um comentário