quinta-feira, 26 de maio de 2011

A Porta

"Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens." (Jo 10.9) ACF


Nosso Senhor apresenta-se de modo mui condescendente.
As mais sublimes poéticas figuras não têm a mínima glória para descrevê-lo; ele, porém, escolhe as figuras simples, que as mentes mais modestas podem aprender.
Uma porta é um objeto comum. Jesus queria que pensássemos nele com freqüência.
A porta de um aprisco é a mais rústica forma de porta. Jesus condescende em ser qualquer coisa, contanto que possa servir e salvar o seu povo.


I. A PORTA. NESTA ILUSTRAÇÃO TÃO FAMILIAR, VEMOS - 

1. Necessidade. Suponhamos que não houvesse nenhuma; nunca poderíamos ter acesso a Deus, paz verdade, salvação, pureza ou céu.
2. singularidade. Há somente uma porta; não nos cansemos procurando outra. A salvação se obtém, entrando-se por essa porta, e por nenhuma outra (At 4.12)
3. Personalidade. O próprio Senhor Jesus é a porta. "Eu sou a porta", disse ele; não cerimônias, doutrinas, profissões, realizações, mas o próprio Senhor, nosso Sacrificio.

II. OS USUÁRIOS DA PORTA

1. Eles não são meros observadores, ou pessoas que batem à porta, ou se assentam diante dela, ou guardas que marcham para cá e para lá, à sua frente. Mas entram por fé, amor, experiência e comunhão.
2. São pessoas que possuem a qualificação unica:  entram de verdade. A pessoa é "alguém", mas a distinção fundamental é a entrada.
Uma porta visivelmente marcada como A PORTA, naturalmente deve ser usada. O notável anúncio de "Eu sou a porta", e as promessas especiais que o acompanham, constituem o mais liberal convite que se possa imaginar.

III. OS PRIVILÉGIOS DESSES USUÁRIOS

1. Salvação. "Salvar-se-á". De imediato, para sempre, completamente.
2. Liberdade. "entrará, e sairá". Não é uma porta de prisão, mas usam porta pra o rebanho, cujo Pastor dá liberdade.
3. Acesso. "Entrará", para pleitear, para ocultar-se, para buscar camaradagem, instrução, alegria.
4. Saída. "Sairá", para serviço, progresso, etc.

Por: C. H. Spurgeon

Nenhum comentário:

Postar um comentário