quinta-feira, 26 de maio de 2011

Esquadrinhe a Bíblia com Oração

Considerando a Relação entre a Oração e a Leitura da Palavra

A fim de entender-mos a Palavra de Deus, nos deleitarmos nela e ser-mos mudados do íntimo para o exterior, temos de orar: "Abre tu os meus olhos, para que veja as maravilhas da tua lei." (Sl 119.18) ACF. Mas, quando oramos para que os olhos vejam, nossa mente não deve permanecer neutra. Não suponha que a indispensabilidade de pensamentos focalizados na Palavra de Deus. Quando você ora para que veja a glória de Cristo, não permita que sua mente vagueie e flutue. Esse é um grande erro proveniente da espiritualidade oriental, e não das Escrituras.

Então, o que você Deve fazer?

1. Ore e Leia

Leia a Palavra! Que privilégio! E que obrigação! E que potencial para ver a glória de Deus! Considere Efésios 3.3-4 ACF:"Como me foi este mistério manifestado pela revelação, como antes um pouco vos escrevi; Por isso, quando ledes, podeis perceber a minha compreensão do mistério de Cristo. Quando Ledes! Deus quis que os maiores mistérios da vida sejam revelados por meio da leitura.

Sim, Efésios 1.16-18 ACF mostra a importancia da oração ("Não cesso de dar graças a Deus por vós, lembrando-me de vós nas minhas orações: Para que... luminados os olhos do vosso entendimento"). Mas a oração não pode substituir a leitura. A oração pode transformar a leitura em percepção. No entanto, se não lermos, nao teremos percepções. O Espírito Santo foi enviado para glorificar a Jesus. E a glória de Jesus é revelada na Palavra. Portanto, leia.

2. Ore e Estude

II Timóteo 2.15 ACF  "Procura (ou estuda para) apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.". Deus nos deu um livro a respeito dEle mesmo, não para que o leiamos de qualquer maneira negligente que desejamos. Paulo diz: "Procura [estuda para]..." manejar " bem a palavra da verdade". Isso significa trabalhe na Palavra, se você deseja obter o máximo dela.

O pêndulo balança para lá e para cá. Alguns dizem: "ore e não dependa de obras de estudo humanas e naturais". Outros dizem: "Estude por que Deus não lhe revelará o significado de um texto por meio da oração". Mas não achamos esta dicotomia na Bíblia. Temos de estudar e manejar corretamente a Palavra de Deus; e temos de orar, pois, do contrário, não veremos na Palavra aquilo que é essencial, a glória de Deus na face de Cristo (IICo 4.4,6).

Beijamin Warfield, um grande estudioso da Bíblia, escreveu em 1911: "As vezes ouvimos alguém dizer que dez minutos de joelhos lhe darão um discernimento mais profundo, mais verdadeiro e mais produtivo a respeito de Deus do que dez horas de estudo em seus livros. 'O que?' - essa é a ação apropriada - 'dez minutos de joelho mais do que dez horas de estudo?'"
(The Religious Life of Thelological Students", em The Priceton Theology, editado por Mark Noll, Grand Rapids: Baker Book House, 1983, p. 263)
3. Ore e esquadrinhe

Ao aproximar-nos da Bíblia, devemos fazê-lo como um avarento que está à procura de ouro ou como uma noiva que perdeu seu anel de compromisso em algum lugar da sua casa. Ela esquadrinha a casa. Essa é a maneira como buscamos a Deus na Bíblia.

"Se clamares por conhecimento, e por inteligência alçares a tua voz, Se como a prata a buscares e como a tesouros escondidos a procurares, Então entenderás o temor do SENHOR, e acharás o conhecimento de Deus." (Pv 2.3-5) ACF

Busque como se buscasse a prata; procure como tesouros escondidos. Isto é esquadrinhar a Bíblia para achar tudo o que é valioso. Se há tesouros escondidos, procure-os. Deus determinou que os dará a todos que buscarem de todo o coração (Jeremias 29.13)

4. Ore e medite

Em II Timóteo ACF, Paulo mostrou a Timóteo como este deveria ler sua carta: "Considera o que digo, porque o Senhor te dará entendimento em tudo."

Sim, o Senhor dá compreensão, mas não sem reflexão. Não substitua o meditar pelo orar. Medite e ore. Leia, estude, esquadrinhe e pense. Mas Tudo isso será inútil sem oração.

Portanto, vimos novamente: oração é indispensável se queremos ver a glória de Deus na Palavra de Deus. Mas vimos, igualmente, que ler, estudar, esquadrinhar e meditar a Palavra também é necessário. Deus ordenou que a obra de abrir os nossos o lhos, realizada pelo Espírito Santo, sempre seja combinada coma obra de informar a mente, realizada pela sua Palavra. O alvo de Deus é que vejamos e reflitamos a sua glória. Por isso, Ele abre os nossos olhos, quando contemplamos a glória dEle em sua Palavra.

Então... leia, estude, esquadrinhe, medite - e ore! "Abre tu os meus olhos, para que veja as maravilhas da tua lei." (Sl 119.18) ACF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário