quinta-feira, 9 de junho de 2011

O Que é uma Igreja?

Por: Abraão Rodrigues


Hoje em dia está muito confuso na mente de novos convertidos e até de crentes já de longa data mas que não tem um conhecimento Bíblico apurado sobre o que é uma Igreja. Mas o que é uma igreja realmente?
Muitos tem a errônea ideia de que igreja é um prédio, e por isso as pessoas (enganadas) estão correndo atras das igejas maiores, mais bonitas com ar condicionado e todo luxo e beleza para seu conforto, porém não sabem pelo caminho errado que estão entrando.

Exploremos Bíblicamente o que é uma igreja: 

Seu cabeça e fundador: - Cristo. Ele é o legislador; a Igreja só executa essas leis. (Mateus 16.18, Colossenses 1.18).

Jesus foi quem fundou a igreja, e portanto este nome "igreja" somente cabe aos ajuntamentos de pessoas que professam que Jesus Cristo é Senhor e Deus, pois ele e o Pai são um (João 10.30). Ele é o cabeça deste ajuntamento e estas pessoas devem executar aquilo que está colocado como regra para a igreja no Novo Testamento.

Hoje temos muitos "pastores" e "lideres" que fundam igrejas nos seus prórpios nomes e as comandam com suas famílias, inventam falsas doutrinas, regras legalistas e coisas erradas que não está no Novo Testamento para enganar as pessoas que frequentam seus ajuntamentos usando o nome "igreja" indevidamente, mas no livro de Judas está escrito sobre eles: "Estes são manchas em vossas festas de amor, banqueteando-se convosco, e apascentando-se a si mesmos sem temor; são nuvens sem água, levadas pelos ventos de uma para outra parte; são como árvores murchas, infrutíferas, duas vezes mortas, desarraigadas; Ondas impetuosas do mar, que escumam as suas mesmas abominações; estrelas errantes, para os quais está eternamente reservada a negrura das trevas." (Judas 12,13)

Sua única regra de fé e prática: - a Bíblia - (II Timóteo 3.15-17).

A Bíblia é a unica regra de fé e prática das igrejas verdadeiras do Senhor Jesus, contendo toda revelação que Deus quis que fosse necessária ao homem. Cada revelação, idéia, ensino, experiência, atitude ou ação que contradiz ou não esteja em conformidade com as Escrituras devem ser descartados.

Hoje, as falsas igrejas até usam a Bíblia nos seus ajuntamentos, porém, ela não é a opinião final, eles usam as experiencias  falsas profecias de homens que mentem em nome de Deus, usam falsas doutrinas e confissões de fé erradas que não estão de conformidade com a Bíblia para enganar os seus fiéis. A bíblia também fala sobre estas falsas igrejas: "O qual não é outro, mas há alguns que vos inquietam e querem transtornar o evangelho de Cristo. Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema. Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema." (Gálatas 1.4-9)

Seu governo: - Democrático - todos os membros iguais (Mateus 20.24-28, Mateus 23.5-12).

A Bíblia ensina que a igreja deve ter os seus oficiais (I Timóteo 3.1-16), mas apesar disso, todos os membros são iguais, todos os membros tem o mesmo valor diante de Deus, todos os membros tem a mesma opinião em uma democracia perfeita baseada na Bíblia.

Hoje em dia, nas falsas igrejas, algumas famílias mandam nas igrejas, expulsam membros e comandam estas falsas igrejas com mão de ferro mas não passam de filhos de Belial (Diábo).
Também está na moda a "casta de crentes", pessoas que constroem impérios nos seus nomes, cantores, pastores, "apóstolos" que se tornam os principais das igrejas, e as pessoas começam a bajular estas pessoas como se elas fossem ídolos. Hoje em dia até os filhos destas pessoas quando vão nascer sai na imprensa como um grande acontecimento "o prometido". Homens que se dizem ser mais poderosos, da oração forte, mais espirituais... Mas a Bíblia também nos adverte sobre isso: "E atentardes para o que traz o traje precioso, e lhe disserdes: Assenta-te tu aqui num lugar de honra, e disserdes ao pobre: Tu, fica aí em pé, ou assenta-te abaixo do meu estrado, Porventura não fizestes distinção entre vós mesmos, e não vos fizestes juízes de maus pensamentos? Ouvi, meus amados irmãos: Porventura não escolheu Deus aos pobres deste mundo para serem ricos na fé, e herdeiros do reino que prometeu aos que o amam? Mas vós desonrastes o pobre. Porventura não vos oprimem os ricos, e não vos arrastam aos tribunais?" (Tiago 2.3-6)

Seus membros: - Somente pessoas salvas - (Efésios 2.21, 1 Pedro 2.5).

Os membros das igrejas verdadeiras do Senhor Jesus, são pessoas salvas que nasceram de novo (II Coríntios 5.17) e que estão em uma caminhada radical de abandono do pecado e crescimento nas coisas de Deus e que irão morar nos céus com o Senhor Jesus para sempre.

Hoje em dia muitas pessoas carnais, que não nasceram de novo estão no meio das igrejas, pessoas que fazem sexo antes do casamento, que não perdoam, que são sensuais no seu modo de falar, no seu modo de vestir, ocupam cargos que deveriam ser ocupados somente por salvos, e a maioria das lideranças permitem isso abertamente, passando a mão nas cabeças destas pessoas ao envés de exorta-los com amor segundo a Palavra de Deus.
Por causa disso dizem que dentro da igreja há tanto pecado quanto no mundo, mas isso é uma mentira, a igreja do Senhor Jesus hoje no Brasil é muito pequena, ela peca mas se arrepende e é quebrantada. O problema é que as pessoas chama de igreja aquilo que não é igreja.
É errado também dizer que no meio da igreja pecadora há um remanescente que caminha com Cristo, pois o recententemente é a igreja verdadeira, o resto são pessoas que não nasceram de novo e que se continuar na sua rebelião contra Deus vão sofrer a ira de Deus eternamente no inferno (João 3.36). E a Bíblia também fala sobre estas pessoas: "E ele, respondendo, disse-lhes: O que semeia a boa semente, é o Filho do homem; O campo é o mundo; e a boa semente são os filhos do reino; e o joio são os filhos do maligno; O inimigo, que o semeou, é o diabo; e a ceifa é o fim do mundo; e os ceifeiros são os anjos. Assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim será na consumação deste mundo. Mandará o Filho do homem os seus anjos, e eles colherão do seu reino tudo o que causa escândalo, e os que cometem iniqüidade. E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá pranto e ranger de dentes." (Mateus 13.37-42)

Suas ordenanças: - Batismo dos crentes e depois disto a Ceia do Senhor. (Mateus 28.19-20).

Seus oficiais: - Pastores e diáconos. - (I Timóteo 3.1-16).

Bispos (pastores) e diáconos (presbíteros). Estas pessoas são os oficiais da igreja, mas isso não quer dizer que eles são melhores, ou mais poderosos que o restante dos membros, todos são iguais. Os oficiais existem para servir, ensinar, exortar os membros das igrejas verdadeiras do Senhor Jesus.

Hoje em dia temos uma grande invenção de cargos, como pastora, bispa, apóstolos e outros que não são bíblicos, homens e mulheres que se dizem "da oração forte" que tem poderes sobrenaturais, que enganam o povo dizendo que tem maior comunhão com Deus.
Famílias inteiras de cantores, de apóstolos que tomam a primazia das coisas e os membros enganados ficam bajulando, ficam sobre a escravidão destas pessoas, mas a Bíblia também fala sobre isso: "Porque se introduziram alguns, que já antes estavam escritos para este mesmo juízo, homens ímpios, que convertem em dissolução a graça de Deus, e negam a Deus, único dominador e Senhor nosso, Jesus Cristo. E, contudo, também estes, semelhantemente adormecidos, contaminam a sua carne, e rejeitam a dominação, e vituperam as dignidades. Estes, porém, dizem mal do que não sabem; e, naquilo que naturalmente conhecem, como animais irracionais se corrompem. Ai deles! porque entraram pelo caminho de Caim, e foram levados pelo engano do prêmio de Balaão, e pereceram na contradição de Coré." (Judas 4-11)


Seu trabalho: - Pregar a salvação às pessoas, batizando-as, "ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado" . (Mateus 28.16-20).

Infelizmente o trabalho das falsas igrejas é enganar as pessoas pregando doutrinas erradas ao envés da salvação, como o "evangelho da prosperidade". As falsas igrejas também dão enfase nas curas e milagres, trocando estas coisas pelo dinheiro dos fiéis, coisas estas que Jesus, Paulo e os outros nunca fizeram.
O nosso Deus cura sim, o nosso Deus é quem nos dá todas as coisas, mas seguir a Deus por causa destas coisas e não por causa de Jesus é hipocrisia e a Bíblia também fala sobre isso: "Portanto, pelos seus frutos os conhecereis. Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade." (Mateus 7.20-23)

Seu plano financeiro: - Assim (dízimos e ofertas) ordenou também o Senhor aos que anunciam o Evangelho, que vivam do Evangelho (I Coríntios 9.14).


Isso é louvável aos que anunciam a Palavra de Deus, porém os dízimos hoje tem sido motivo de ganancia entre muitos que se dizem crentes, pois a bíblia ensina que o ministro viva do evangelho, e não que fique rico, ou esbanje o dinheiro da igreja comprando avião, montando mansões, canais de televisão e construindo impérios que só glorificam seus próprios nomes e das suas denominações falidas espiritualmente. A bíblia os adverte: "Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores." (1 Timóteo 6.10) "Porque é mais fácil entrar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus." (Lucas 18.25), e isso não é uma metáfora da porta que tinha em Jerusalém que o camelo tinha que rastejar pra entrar (como se camelo rastejasse) porque no mesmo texto Jesus diz que é impossivel: "As coisas que são impossíveis aos homens são possíveis a Deus" (vv27).


Suas armas de combate: - Espirituais e não carnais. (I Coríntios 10.4, Efésios 6.10-20) .

Sua independência - Separação entre a Igreja e o Estado. (Mateus 22.21).


Muitas vezes não é assim, pois muito lideres estão virando politicos e trazendo a sujeira politica pra dentro das igrejas com armações, campanhas politicas, usando os irmão como marionetes de campanha, causando assim escândalos e colocando o bom nome de crente na lama, mas a Bíblia também fala sobre isso: "É impossível que não venham escândalos, mas ai daquele por quem vierem! Melhor lhe fora que lhe pusessem ao pescoço uma mó de atafona, e fosse lançado ao mar, do que fazer tropeçar um destes pequenos." (Lucas 17.1-2)


Em todo lugar onde tem igrejas, todas dizem ser "igrejas verdadeiras de Jesus" mas somente aquelas que passam no crivo do novo testamento podem ser chamadas de igrejas verdadeiras. Fuja de ajuntamentos onde Cristo não é o Senhor.

"Edificarei a minha igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela" (Mateus 16.18)
"Estou convosco todos os dias até à consumação dos séculos" (Mateus 28.20)




Nenhum comentário:

Postar um comentário