quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Oração, O Tesouro do Verdadeiro Cristão

Três considerações sobre oração, retiradas do livro "Em Busca de Deus" do pastor John Piper.

Por que o cristão que busca o prazer está de joelhos


Uma das evidências de que a busca da nossa alegria e a busca da glória de Deus devem ser a mesma coisa é o ensino de Jesus sobre oração no Evangelho de João. As duas declarações-chave estão em João 14.13 e 16.24. Uma mostra que a oração é a busca da glória de Deus. A outra mostra que a oração é a busca da nossa alegria. Em João 14.13, Jesus diz: "E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho". E em João 16.24 ele diz: "Até agora nada pedistes em meu nome; pedi, e recebereis, para que o vosso gozo se cumpra". A união desses dois objetivos — a glória de Deus e a alegria dos seus filhos— é claramente preservada no ato da oração. Por isso, o cristão que busca o
prazer será, acima de tudo, uma pessoa consagrada à oração séria. Assim como o cervo sedento se ajoelha para beber no riacho, a postura característica do cristão que busca o prazer é de joelhos. Olhemos mais de perto a oração como busca da glória de Deus e como busca da nossa alegria, nessa ordem.

A oração como busca da glória de Deus

Ouça mais uma vez as palavras de Jesus em João 14.13: "E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho". Imagine que você está totalmente paralisado e não pode fazer nada por Si mesmo, a não ser falar. E imagine que um amigo forte e confiável prometeu morar com você e fazer tudo o que você precisa fazer. Como você pode glorificar seu amigo se um estranho vem ver você? Você tentaria glorificar sua generosidade e força tentando sair da cama a carregando-o?

Não! Você diria: "Meu amigo, por favor venha levantar-me, ponha um travesseiro nas minhas costas para que eu possa olhar para o meu visitante. E, por favor, ponha os óculos em mim". Desse modo, seu visitante concluiria a partir de seus pedidos que você está impossibilitado e que seu amigo é forte e gentil. Você glorifica seu amigo precisando dele, pedindo-lhe que o ajude e dependendo dele.

Em João 15.5, Jesus diz: "Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer". Portanto, somos realmente paralíticos. Sem Cristo não somos capazes de nada bom. Como Paulo diz em Romanos 7.18: "Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum".

Mas, de acordo com João 15.5, Deus quer que façamos algo bom — dar fruto. Assim, como nosso amigo forte e confiável — "Tenho-vos chamado amigos" (João 15.15)— ele promete fazer por nós o que não podemos fazer pessoalmente.

Como, então, podemos glorificá-lo? Jesus dá a resposta em João 15.7: "Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito". Nós oramos! Pedimos a Deus que faça por nós por intermédio de Cristo o que não podemos fazer por nós mesmos — dar fruto. O versículo 8 apresenta o resultado: "Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto". E como Deus é glorificado pela oração?

A oração e a admissão publico de que sem Cristo não podemos fazer nada. Orar é desviar-se de Si mesmo para Deus, na confiança de que ele providenciará a ajuda de que precisamos. A oração nos humilha, como necessitados, e exalta Deus, como rico.

Se você o conhecesse, você pediria!

Em outro texto em João, que mostra como a oração glorifica a Deus, Jesus pede a uma mulher que lhe dê um copo de água: "Disse-lhe, pois, a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana? (porque os judeus não se comunicam com os samaritanos). Jesus respondeu, e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva." (João 4.9-10). Em outras palavras:

—O senhor é judeu, e eu sou samaritana. Então como é que o senhor me pede
água?— respondeu a mulher.
— Se você soubesse o que Deus pode dar e quem é que está pedindo água, você pediria, e ele lhe daria água da vida!

Se você fosse um marinheiro severamente afligido de escorbuto, e um homem generoso viesse a bordo com os bolsos cheios de vitamina E e lhe pedisse um gomo de laranja, você até poderia dar-lhe. Mas se você soubesse que ele é generoso, e que ele tinha consigo tudo de que você precisa para ficar bom, você viraria a mesa e lhe pediria ajuda.

Jesus disse à mulher: "Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias" Há uma relação direta entre não conhecer Jesus bem e não pedir muito a ele. A pessoa que não ora geralmente não conhece a Jesus. "Se tu conheceras (...) quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias" Uma vida cristã sem oração é como um motorista de ônibus que tenta sozinho tirar o veículo de um atoleiro porque não sabe que Clark Kent está a bordo. "Se tu conheceras (...) tu lhe pedirias" Uma vida cristã sem oração é como ter as paredes do quarto revestidas de cupons de brinde das Lojas Americanas, mas sempre comprar no brechó da esquina porque você não sabe ler. "Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias — você pediria!"

Todas as citações bíblicas deste blog são retiradas da Bíblia Almeida Corrigida e Fiel ao Texto Original (ACF)




Nenhum comentário:

Postar um comentário