sábado, 23 de julho de 2011

Os Repudiados

Por: C.H. Spurgeon

Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade. (Mateus 7.21-23)


Uma das melhores provas de que qualquer coisa é como ela aparecerá no momento da morte, na manhã da ressurreição, e no dia do juízo. Nosso Senhor nos apresenta um quadro das pessoas como aparecerão "naquele dia"

I - ELAS FORAM MUITO RELIGIOSAS
1 - Fizeram pública confissão. Disseram: "Senhor, Senhor"
2 - Empreenderam servição cristão, e serviço de alta classe.
3 - Obtiveram notável êxito
4 - Foram diligentemente ortodoxas. Fizeram tudo em nome de Cristo. As palavras "teu nome" ão mencionadas por três vezes.

II - CONSERVARAM-SE ASSIM POR LONGO TEMPO
1 - Não foram silenciadas pelos homens.
2 - Não foram rejeitadas publicamente pelo próprio Senhor, durante a vida.
3 - Esperavam entrar no Reino, e apegaram-se a essa falsa esperança, até o fim. Ousaram dizer "Senhor, Senhor", ao próprio Cristo, no final.

III - ESTAVAM FATALMENTE ENGANADAS
1 - Profetizaram, mas não oraram.
2 - Expeliram demônios, mas o diabo não foi expelido da vida deles.
3 - Deram atenção aos prodígios, mas não aos fatos essenciais.
4 - Operaram maravilhas, mas também foram praticantes de iniquidade.

IV - DESCOBRIRAM ESTE FATO DE MODO TERRÍVEL
1 - A solenidade do que ele disse: "Nunca vos conheci". Ele havia sido omitido na religião deles. Que omissão!
2 - O terror que isso implicava: deviam apartar-se de toda esperança, e continuar apartados para sempre.
3 - A terrível verdade do que ele disse. Elas eram completamente estranhas ao seu coração. Não as havia escolhido, nem comungado com elas, nem as havia aprovado, nem cuidara delas.
4 - A solene firmeza do que ele disse. Sua sentença nunca seria revogada, alterada ou findada. Ela permanece: "Apartai-vos de mim".

Vemos Deus em muitas obras simples, mais do que em obras maravilhosas. O fariseu, à porta do céu diz: "Senhor, fiz muitas obras maravilhosas em Teu nome". Mas, será que alguma vez ele fez maravilhoso o Nome do Senhor? (T.T. Lynch).
Eu os conheci bem por "ovelhas negras", ou, melhor, por bodes réprobos. Eu os conheci como mercenários e hipócritas, mas nunca os conheci com um conhecimento especial de amor, deleite e complacência. Nunca reconheci, aprovei e aceitei sua pessoa e seu desempenho (ver Sl 1.6 e Rm 11.2) (John Trapp).
Não se diz "Outrora os conheci, mas não  posso admiti-los agora"; mas "Nunca vos conheci - como verdadeiras arrependidos, suplicantes de perdão, crentes humildes, seguidores autênticos" (E.R. Conder)
Note a franca confissão de nosso Senhor perante homens e anjos e, especialmente, aos próprios homens - "Nunca os conheci". Conheço algo a seu respeito; sei que professaram grandes coisas; mas não se familiarizaram comigo; e o que quer que conheçam a meu respeito, vocês não me conhecem. Eu não era sua companhia, e não os conheci. Se ele os tivesse conhecido não os teria esquecido.
Aqueles que aceitam seu convite, "Vinde a mim", nunca o ouvirão dizer: "Apartai-vos de mim" (Spurgeon)
"Apartai-vos de mim" - uma sentença temível, uma terrível separação. "De mim", disse Cristo, que me fiz homem por amor a vós, que ofereci meu sangue para vossa redenção. "De mim", que vos convidei à misericórdia, e não quisestes aceitá-la. "De mim", que comprei um reino de glória para os que crescem em mim, e havia decidido honrar suas cabeças com coroas de alegria eterna. "Apartai-vos de mim": de minha amizade, de meu companheirismo , de meu paraíso, de minha presença, de meu céu (Thomas Adams).

Fonte: De Gênesis a Apocalipse (Pg 185,186)

Nenhum comentário:

Postar um comentário