domingo, 12 de junho de 2011

AMOR: Um Atributo Divino


"Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor. Nisto se manifesta o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos. Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados." (1 João 4.10) ACF

O que é o amor de Deus? É aquele atributo divino que move Deus a Se dar livremente ou desinteressadamente aos outros para o seu benefício ou bem-estar. As Escrituras nos ensinam que o amor divino (i.e. O amor de Deus) é muito mais do que uma atitude, uma emoção ou uma obra. É um atributo de Deus - uma parte de Seu próprio ser ou natureza. Deus não ama apenas, Ele é amor. Ele é a própria essência do que é o verdadeiro amor e todo amor verdadeiro flui dele como sua fonte principal.

O nome dado a Deus em 2 Coríntios 13.11 nos fala a cerca da natureza de Deus. "Deus de amor". Este nome diz que Deus não somente ama, mas que ele é feito de amor, ele é a fonte de todo amor verdadeiro assim como ele é a fonte da própria vida.

Em 1 João 4.8 e 4.16 encontra-se uma das mais importantes declarações em toda Escritura com relação ao caráter e à natureza de Deus. Estes textos nos dizem que todo aquele que professa o nome de Deus, todo aquele que diz crer em Jesus Cristo, mas não ama, ele está mentindo e não conhece a Deus já que o amor é parte de sua natureza: "Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor." e "E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem está em amor está em Deus, e Deus nele."

  • É importante reconhecer que as escrituras declaram que, "Deus é amor" e não "Amor é Deus". As duas frases não são intercambiáveis. O universo não é governado por um sentimento, emoção ou atitude chamada "amor" , mas pelo Soberano Senhor das Escrituras que, em Sua própria natureza, é amor.

Seria mais fácil contar todas as estrelas nos céus ou cada grão de areia na terra do que medir ou, até mesmo procurar descrever o amor de Deus. Sua altura, profundidade e largura estão além da compreensão das maiores e mais inteligentes criaturas. Embora nunca seremos capazes de compreender completamente o amor de Deus ou mensurar o seu conteúdo, podemos buscar crescer em nosso entendimento dele, considerando as muitas demonstrações nas Escrituras.

As Escrituras nos ensinam que há uma manifestação do amor de Deus que excede  todas as demais - Deus deu o seu filho para a Salvação do Seu povo!

"Porque Cristo, estando nós ainda fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios. Porque apenas alguém morrerá por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém ouse morrer. Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores. Logo muito mais agora, tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira.  Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, tendo sido já reconciliados, seremos salvos pela sua vida." (Romanos 5.8-10)

Leia a Bíblia e conheça o amor de Deus.

Citações retiradas de: "O Único Deus Verdadeiro" - Paul Washer da Sociedade Missionaria Heart Cry




Nenhum comentário:

Postar um comentário