sexta-feira, 17 de junho de 2011

John Piper desafiou as doutrinas Batistas?

Por: Abraão Rodrigues


Está rolando na rede um post, que por sinal ja alastrou por todos os blogs, principalmente aqueles de fé pentecostal e neo pentecostal, como se o pastor Batista Reformado e Calvinista, tivesse as desafiado as doutrinas históricas do cristianismo que alem de outras é usada pela Igreja Batista, este é um dos links da postagem:


Porém, é isso mesmo que está no site do pastor? Este resumo mal interpretado consiste com a verdade do que realmente o pastor pregou em seu sermão? será que ele negou e desafiou as doutrinas historicas que dentre outras a igreja Batista prega?

Vejamos:

Segundo está no site do pastor, ele prega um sermão em Atos 2.32-42, e depois da exposição do texto ele trata das seguintes questões:

"As duas perguntas que eu quero tentar responder hoje são: 1) O que significa para receber o dom do Espírito Santo?e: 2) Como é que vamos receber o dom do Espírito Santo?Nosso foco será sobre o livro de Atos e na intenção de Lucas como ele escreveu."

Por que o pastor John estava tratando deste assunto? Ele diz que estava rebatendo altores carismáticos muito famosos que lançaram um livro:


"Um dos livros mais amplamente utilizado na renovação carismática contemporânea é o Espírito Santo e Você por Dennis e Rita Bennet, um padre Episcopal e sua esposa.Em 64f pp.a questão é colocada: "E se eu não falar em línguas? Posso receber o Espírito Santo, sem falar em línguas?"Resposta:"
"Ele vem com o pacote!"Falar em línguas não é o batismo no Espírito Santo, mas é o que acontece quando e como você é batizado no Espírito e torna-se um recurso importante para ajudá-lo a continuar, como diz Paulo, para..."Continuar a ser cheio do Espírito Santo" ( Ef. 5:18 ).Você não tem que falar em línguas, a fim de ser salvo.Você não tem que falar em línguas, a fim de ter o Espírito Santo em você.Você não tem que falar em línguas para ter tempo de sentir cheio do Espírito Santo, mas se você quiser o derramamento livre e pleno, que é o batismo no Espírito Santo, você deve esperar que isso aconteça como na Escritura...Se você quiser entender o Novo Testamento que você precisa a mesma experiência que todos os seus escritores tinham.
Em p.20, eles resumem o ensino de duas fases pentecostais clássicas:
A primeira experiência da vida cristã, a salvação, é a entrada do Espírito Santo, por meio de Jesus Cristo, para nos dar vida nova, vida de Deus, a vida eterna.A segunda experiência, é a de receber , ou fazer boas-vindas do Espírito Santo, para que Jesus pode fazer com que ele a derramar esta nova vida de nossos espíritos, para batizar nossas almas e corpos e então o nosso mundo ao seu redor, com o seu poder refrescante e renovação .(Ver p. 275.)
Eles chamam isso de "o padrão bíblico da" doutrina de batismos ' . "
Então por que esta postagem que não condiz com a verdade alastrou tão rápido pela rede brasileira antes das pessoas pesquisarem o que ele quis dizer na verdade? isso é muito grave.
Vejamos mais sobre o que ele escreveu:

Línguas não é necessário ser batizado no Espírito

Há cinco razões pelas quais eu não estou tão confiante como os pentecostais ou carismáticos são que falar em línguas é uma necessária parte de ser batizado no Espírito.
  1. É que não é ensinado em qualquer lugar do Novo Testamento.Parece arriscado para me dizer, já que aconteceu desta forma quatro vezes deve acontecer desta forma o tempo todo.
  2. O que Jesus ensina em Atos 1:5 e 8 é que a experiência do batismo no Espírito trarápoder para testemunhar na vida cristã.Na terminologia de Atos podemos dizer, que um impotente necessidades cristão é um batismo no Espírito Santo.E isso é um monte de gente!
  3. Atos registra pelo menos nove outras histórias de conversão, mas nunca mais menciona uma seqüência de duas etapas em línguas (8:36; 9:17-19; 13:12, 48; 14:1; 16:14; 17:04, 34 ).Isso mostra o quão difícil é estabelecer uma norma da maneira como as coisas aconteceram naquela época.
  4. Pode ser que houve circunstâncias especiais, em Jerusalém, Samaria, casa de Cornélio, e Éfeso que fez falar em línguas especialmente útil para comunicar a verdade de que o Espírito Santo foi a criação de um novo corpo unificado de judeus e samaritanos e gentios.
  5. Paulo diz em 1 Coríntios 12:30 que "nem todos falam em línguas" e as palavras que ele usa são de línguas em geral falando, não apenas para um "dom de línguas" especiais usados ​​na igreja.Ele parece ter em vista a pessoa que se sente condenado ao ostracismo, sem línguas e diz (v. 16), "Porque não sou olho, não pertenço ao corpo".Paulo responde: "Nem todo mundo fala em línguas!"
Para estas cinco razões pelas quais eu não posso dizer com os pentecostais que nenhum cristão foi batizado no Espírito Santo, a menos que ele tenha falado em línguas.Parece-me que Lucas deixa aberta a possibilidade de que o Espírito Santo possa cair sobre uma pessoa com revolucionando poder sobre o pecado e poder para o testemunho e poder em adoração e ainda não em línguas.Dizer essa pessoa não é o beneficiário da promessa de Jesus para batizar-nos no Espírito Santo vai além das Escrituras."Você vai ser batizado com o Espírito Santo... E recebereis poder" ( Atos 1:5 , 8 ).Esse é o sinal bíblico.(Seja ou não um cristão deve buscar a falar em línguas é outra questão que estamos a trabalhar à noite. Ver 1 Coríntios 14:05 , 18 , 39 ).
E as pessoas que espalharam esta postagem, não colocaram o que o pastor escreveu de mais importante que creio eu falta em todo cristianismo brasileiro a qual todos os adoradores deveriam ter colocado nos seus blogs:

Duas coisas que caracterizam esta experiência

Poderíamos falar por horas sobre o que a experiência é.Na verdade, a maioria das minhas mensagens são apenas isso-descrições da experiência do Espírito de Deus na vida do crente.Mas eu vou mencionar duas coisas a partir do livro de Atos, coisas que marcam a experiência de ser batizado no Espírito Santo ou de receber o dom do Espírito.
1.Um Coração de Louvor 
Um deles é um coração de louvor .Em Atos 10:46 os discípulos conheciam o Espírito Santo caiu porque "os ouviam falar em línguas e exaltando (ou aumento) de Deus . "Falar em línguas é uma forma particular de liberar o coração de louvor.Ele pode estar presente ou não.Mas uma coisa é certa: o coração no qual o Espírito Santo foi derramado vai parar e começar a ampliar a auto glorificando a Deus.Louvor e adoração sincera é a marca de uma experiência real do Espírito Santo.
2.Obediência 
A outra marca que vou mencionar é a obediência .Em Atos 5:29 Pedro e os apóstolos disseram aos saduceus que os prenderam, "Devemos obedecer a Deus antes que aos homens."Em seguida, no versículo 32 diz: "Nós somos testemunhas destas coisas, e assim é o Espírito Santo, que Deus deu para aqueles que estão obedecendo a ele."("Deu" é passado;. "Obedecer" é tensa, presente em andamento) É inevitável que quando o objeto de mudanças do seu coração o culto, as suas alterações de obediência.Quando Jesus batiza com o Espírito Santo, e infunde-lhe um novo sentido da glória de Deus, você tem um desejo novo e um novo poder (1:8) para obedecer.Se vai ou não falar em línguas, essas duas coisas será a sua experiência se você foi batizado no Espírito Santo, um novo desejo de exaltar a Deus na adoração e uma disposição forte para obedecer a Deus na vida cotidiana.


Creio que o pastor John não desafiou os Batistas tradicionais, nem os outros ramos do cristianismo historico, ele apenas reafirmou aquilo que eles pregam a 2000 anos, que de 200 anos para cá está sendo destorcido por falsos profetas.

Pesquise você mesmo no site do pastor e tire suas conclusões:


Nenhum comentário:

Postar um comentário