domingo, 5 de junho de 2011

Por Que Você Deve Rejeitar O Livro A Cabana?

Por que deveríamos ler outros livros: "Há boas razões para lermos outros livros além da Bíblia. Uma das más razões para buscarmos outros livros é acharmos que a Bíblia é desinteressaste e insípida. A Bíblia não tem estas características, de modo algum. Uma das boas razões para nos dedicarmos a outros livros, além da Bíblia, é que experimentamos a Deus não somente na Bíblia, mas também na maneira como outros O experimentam. Os melhores autores intensificam nosso gosto pela Bíblia e, em especial, por Deus mesmo. Jonathan Edwards causou isso em mim, há mais de trinta anos." (John Piper)





Este livro fala sobre a Trindade, porém, não tem nada de Bíblico, na verdade é herético o que ele ensina caindo assim na condenação que a Bíblia diz: "Todo aquele que prevarica, e não persevera na doutrina de Cristo, não tem a Deus. Quem persevera na doutrina de Cristo, esse tem tanto ao Pai como ao Filho." (2 João 2.19) ACF


Abaixo colocaremos alguns pontos de heresia que o livro ensina segundo o pastor Mark Driscoll.


O Livro quebra o segundo Mandamento do Deus:
O livro representa Deus o Pai, em forma de uma mulher chamada Papai, ou seja, representa Deus Pai como um ser humano caido, e isso era proibido para o povo de Israel e continua sendo proibido para a igreja já que a lei moral de Deus é perpétua.
"Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra." (Exodo 20.4)
E por definição, PAGANISMO é mudar "a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis." (Romanos 1.23). Não podemos tornar Deus como parte da criação, Deus é Espírito (João 4.24)


O Livro ensina adoração a deusa:
Deus é representado na Bíblia como Pai, ele não tem estrutura anatômica porém a biblia o trata no genero masculino, o Pai, o Senhor, o Soberano, e Jesus veio como homem, e como ele disse "Eu e o Pai somos um." então não podemos representar Deus como deusa. Jesus orou "Pai nosso que estais nos céus" e não nossa mãe, isso é catolicismo com relação a Maria.


O Livro ensina uma heresia antiga chamada MODALISMO:
O modalismo nega a doutrina da Trindade, ela nega que Deus é um mas que subsiste em três pessoas distintas, o Pai, o Filho e o Espírito Santo, dizendo assim que Deus Pai morreu na cruz, que Deus Pai nasceu de uma virgem.
"Papai" diz no livro "Sou verdadeiramente humano em Jesus", isso é heresia, o modalismo diz que o Pai se tornou Jesus e morreu na cruz. O Filho sim morreu na cruz, e se tornou maldito levando o pecado dos seus eleitos (Gálatas 3.13), e quando ele fez isso, o Pai, o abandonou na cruz (Salmo 22.1, Mateus 27.43), mostrando assim que apesar deles serem um, eles são duas pessoas distintas.


O livro ensina que não existe hierarquia na Trindade:
"Estamos num círculo de relacionamento e não numa cadeia de comando... A hierarquia não faria sentido entre nós. Na verdade, isso é um problema de vocês, não nosso."


Mas a Bíblia diz que apesar dos trez serem UM, e que os três são iguais, tanto Deus Pai, como o Filho e o Espírito Santo, há sim hierarquia na Trindade, Jesus disse: "faço como o Pai me mandou." (João 14.31), "o Pai, que me enviou" (João 5.37), "então conhecereis quem eu sou, e que nada faço por mim mesmo; mas falo como meu Pai me ensinou (João 8.28). E Jesus disse que ele enviaria o Espírito Santo (João 15.26)...
A sim hierarquia na Trindade, e isso é essensial para entender a doutrina cristã histórica, pois o marido é igual a esposa, mas o marido é o cabeça e a esposa deve submissão em amor ao marido, somos todos iguais mas devemos submissão aos nossos pastores, às autoridades etc...


Devemos ler sim outros livros, mas devemos conhecer primeiro a Bíblia que é o livro de Deus, o que a Bíblia ensina sobre a Trindade?
Deus é um: Ouve, Israel, o SENHOR nosso Deus é o único SENHOR.” (Deuteronômio 6.4). Marcos 1.9-11, mostra o Batismo de Jesus e como as três pessoas da Trindade se manifestam distintamente: "E aconteceu naqueles dias que Jesus, tendo ido de Nazaré da Galiléia, foi batizado por João, no Jordão. E, logo que saiu da água, viu os céus abertos, e o Espírito, que como pomba descia sobre ele. E ouviu-se uma voz dos céus, que dizia: Tu és o meu Filho amado em quem me comprazo."



Existe apenas um Deus verdadeiro. É importante entender que a palavra um vem da palavra Hebraica echad, que geralmente se refere a uma unidade de mais de uma pessoa.  Por exemplo, em Gênesis 2:24 nós lemos, “…serão ambos (i.e. o homem e a mulher) uma só carne,”e em Esdras 3:1, “…ajuntou-se o povo, como um só homem.” Essa verdade terá grande importância na segunda parte de nosso estudo, onde iremos aprender que o único Deus verdadeiro existe como uma Trindade: o Pai, Filho e Espírito Santo.




1.    Deus é Um. Não existem três Deuses diferentes na Trindade – uma heresia chamada Triteísmo.

2.    Deus é Três. Existe um Deus que subsiste em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo.
3.    As três pessoas da Trindade são Pessoas reais e distintas. A Trindade não é apenas uma pessoa que veste três máscaras diferentes, ou que se revela em três formas diferentes – uma heresia chamada Modalismo.
4.    As três pessoas da Trindade são perfeitamente iguais. O Filho não é o menor do que o Pai, nem o Espírito menor que o Filho.
5.    As três pessoas da Trindade podem se manifestar de maneiras diferentes e podem ¬¬¬exercer funções diferentes. Nenhum homem viu a Deus; o Filho se fez carne e habitou entre os homens; o Espírito habita com cada crente em Cristo.
6.    As Escrituras afirmam duas verdades importantes: Deus é um e Deus é três. Embora não podemos compreender completamente como isso pode ser, nós devemos acreditar e ensinar ambas as verdades com igual convicção. Uma heresia (i.e. falsa doutrina) ocorre quando afirmamos uma verdade e negamos a outra, ou enfatizar uma verdade acima da outra. Nós devemos nos apegar a toda verdade igualmente e evitar todo extremo.
7.    O Mistério da Trindade não é um motivo para sua negação. Alguns dizem que não podem acreditar naquilo que não conseguem entender, ou se alguma coisa não pode ser explicada, não pode ser verdade. Se formos aplicar a mesma lógica na Bíblia inteira, ou até mesmo à nossa própria existência, iria sobrar muito pouco para nós acreditarmos. Mesmo as mais simples verdades das Escrituras e da realidade humana vão além do nosso entendimento. Nós não acreditamos por que podemos entender, mas acreditamos por que é verdade – o testemunho das Sagradas Escrituras.
8.    A maioria das ilustrações usadas para explicar a Trindade são lamentavelmente, inadequadas. Frequentemente estudantes da Bíblia têm recorrido a várias ilustrações na tentativa de explicar a Trindade. Infelizmente, essas ilustrações muitas vezes causam mais danos do que fazem bem. Por exemplo, a Trindade é algumas vezes comparada à água que existe em três formas diferentes – líquido, gelo, e vapor. Tal ilustração é uma distorção da Trindade já que ela sugere que Deus é uma pessoa que assume três formas diferentes – uma heresia chamada Modalismo. É melhor simplesmente afirmar a unicidade e trindade de Deus sem explanação ou ilustração do que dar uma explicação ou ilustração que é enganosa ou até mesmo herética.

Conheça primeiro o Livro de Deus. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário