sábado, 28 de maio de 2011

Você Quer Ser Batizado com Fogo?

Não estou aqui para criticar denominação "A" ou "B" (ainda que algumas mereçam uma critica Bíblica). Porém, no meio evangélico, surge umas doutrinas estranhas e como diz Paulo: "E até importa que haja entre vós heresias, para que os que são sinceros se manifestem entre vós." (I Coríntios 11.19) ACF. A mais nova é sobre a doutrina do fogo. Muita gente dizendo que foi batizado com fogo, ou que o crente tem que ser batizado com fogo... hoje temos a teologia do fogo. Então temos que examinar esta teologia do fogo para saber se o crente tem que ser batizado ou vai ser batizado com fogo, por que até o presente momento eu não fui, e pelo que andei lendo eu não quero ser.
A passagem que o pessoal usa para dizer que o crente ou cristão vai ser batizado com fogo é esta:

"E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo." (Mt 3.11) ACF.

Bem olhando para esta passagem, podemos dizer que Jesus vai batizar alguém com fogo. Mas não sejamos daqueles que pegam versículos isolados para formular doutrinas, vamos olhar o contexto. Analisemos todo o capitulo 3 de Mateus:
  • João Batista apareceu pregando um batismo de arrependimento, batizando as pessoas na água e chamando-as ao arrependimento e anunciando o reino dos céus (Mt 3.1-2). E ia ter com ele toda  Jerusalém, Judéia e visinhança (Mt 3.5-6). Até ai tudo bem, então aparece em cena quem?
  • Os fariseus. Os fariseus não aceitavam o batismo de João, e Jesus mesmo os acusa disto: "o batismo de João era do céu ou dos homens? E eles arrazoavam entre si, dizendo: Se dissermos: Do céu, ele nos dirá: Então por que o não crestes?" (Lc 20.4-5) ACF. Então (continuando na cena do capítulo 3 de Mateus) João os vê e começa a pregar especificamente para aqueles fariseus do coração duro: "E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus, que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura?" (Mt 3.7) ACF. E das muitas ameaças que João faz para eles no seu sermão, ele faz uma ameaçando-os com o fogo do inferno: "E também agora está posto o machado à raiz das árvores; toda a árvore, pois, que não produz bom fruto, é cortada e lançada no fogo." (v 10).
  • E então, João entra no versiculo que o pessoal hoje usa de forma errada para dizer que o crente vai ser batizado no fogo. Neste versiculo 11, João fala que Jesus vai batizar com o Espírito Santo (para os que crêem e nEle) e com fogo (para os que não crêem nele). E por que podemos afirmar isso? Por que no versículo 12 ele completa o seu sermão que ele avia começado quando disse que "a árvore, pois, que não produz bom fruto, é cortada e lançada no fogo", pois ele diz que Jesus vai limpar sua eira recolhendo o seu trigo (os crentes) no seu celeiro, mas a palha a qual o Salmo 1.4 os compara coma a palha, vai ser queimada com o fogo que nunca se apagará.
Agora leia tudo em seqüencia:

"E também agora está posto o machado à raiz das árvores; toda a árvore, pois, que não produz bom fruto, é cortada e lançada no fogo. E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo. Em sua mão tem a pá, e limpará a sua eira, e recolherá no celeiro o seu trigo, e queimará a palha com fogo que nunca se apagará." (Mateus 3.10-12) ACF.

Agora contraste com a passagem de Atos:

Nessa ocasião, não tinha fariseus, mas apenas discípulos, então Jesus fala para os seus discípulos: "Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias." (At 1.5) ACF. Nesta ocasião não se fala em fogo, por que o fogo é para os ímpios (palha).

No novo testamento, Batismo significa mergulho, imergir, mergulhar, então podemos concluir que os ímpios serão mergulhados no lago de fogo a saber a segunda morte (Ap 20.14)

Então, da onde tiraram que os crentes vão ser ou precisam ser batizados no fogo?

Um comentário: